"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações"(Atos 2.42).

Sempre sonhei com esta visão desde que a conheci, ainda que parecesse distante da realidade. Afinal, não precisamos ser hipócritas. Muitas são as perguntas que surgem dessa questão: Impossível viver isso em nossos dias? Só deu ou foi preciso viver naquele contexto histórico? Nosso sistema capitalista não permite tanto? Algumas desculpas são colocadas porque nos falta fé ou atitude cristãs.

Ainda que pareça utópico, já ouvi sobre o acontecimento de muitos avivamentos em diversos locais a partir de um servo de Deus que se colocou a viver completamente a vontade de Deus. Esse tipo de pessoa conseguiu propagar a visão de Deus por meio da busca pelo Senhor por meio da oração e aplicação da Palavra de Deus.

Atos 2.42 não existe na Bíblia só para ser apreciado, mas buscado e vivido com a mesma intensidade que tudo o que diz respeito aos propósitos de Deus para Seu povo. Essas quatro atitudes registradas neste versículo são   cristocêntricas. Os apóstolos tinham sido muito bem treinados para fazer discípulos no padrões ensinados por Cristo.

Dessa maneira, só posso querer crer e viver esses valores cristãos da Igreja Primitiva. E, na verdade, é um sonho possível porque tenho experimentado em minha vida pessoal. Vivi isso quando estava participando da Missão Federal, nos almoços que fazíamos com os jovens da JUBRAC da Bela Vista, ou na VINACC no Encontro Para a Consciência Cristã, em Campina Grande (PB). Agora aqui em São Paulo tenho experimentado a graça de Deus com meus amados irmãos através do discipulado, dos pequenos grupos na minha casa, no grupo de intercessão, e quando a Igreja se une pela mesma causa: Cristo em nós, a esperança da glória!

Que busquemos esse sonho que veio do coração de Deus, expressos na oração feita por Jesus:

"Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste" (João 17.21).

Daniely Silva Duarte.


Categories: