"Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta" (Jeremias 1:5). 

Ah, como essas palavras um dia soaram forte no coração de Jeremias também repercutiram na vida de muitas pessoas! Desde Noé, o Senhor tem chamado pessoas para cumprir seus propósitos no curso da História. Seres humanos de diversas personalidades, funções "eclesiásticas" ou profissões comuns, de acordo com suas respectivas épocas.

Realmente, embora muitos tentassem fugir do seu chamado ou mesmo apresentar determinada desculpa para Deus, - como o próprio Jeremias, ao dizer que não sabia falar, considerando-se uma criança (Jeremias 1.6)-, não puderam resistir ao que já havia sido estabelecido pelo Todo Poderoso. O próprio Deus manifestava o sobrenatural, santificava e capacitava seus servos escolhidos. Em contrapartida, sempre foi preciso "abrir mão" de tudo pra que Deus manifestasse seu poder. Hoje não é diferente. Aqueles que verdadeiramente são chamados por Deus deixam de viver na perspectiva natural. Passam a viver não mais em seus passos, não mais para si mesmos. E assim como Paulo eles têm a mesma convicção de viverem pela causa do Evangelho:

"Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus"(Atos 20:24).

Já sentiu o ardor do chamado de Deus te consumir dessa maneira? Já tentou fugir de seu chamado? Já sentiu-se "pequeno" diante do que Deus requer de você? Já sentiu-se incapacitado? Desacreditado naquilo que um dia Ele te revelou? Ainda não sabe pra quê Ele te tirou das potestades das trevas? Mais um ano vai passando, mas Deus continua chamando pecadores para serem representantes de Sua glória neste mundo. Ele continua renovando ou refazendo vasos, moldando instrumentos...

Como as folhas das árvores caem no outono, podemos muitas das vezes nos sentir sem cor, sem flores, sem frutos, sem beleza. Mas a raiz continua lá, sustentando-nos. O chamado é a nossa raiz. Deus é o nosso alimento, - Luz, Água, Ar (gás carbônico), Nutrição -, necessário para através do nosso chamado nos fazer frutíferos para o Seu Reino. 

Que o chamado de Deus nos sustente nos desertos da vida!

Daniely Silva Duarte





Categories: