É impressionante! Ou seria melhor aterrorizante?! Infelizmente ficamos perplexos de como o número de heresias têm-se acrescido dentro das "igrejas" do século XXI. É um verdadeiro milagre encontrar nas programações de rádio, especialmente em São Paulo, pessoas que realmente tenham uma visão espiritual e bíblica do Reino de Deus.

É muito movimento humano e pouco fluir do Espírito. Muita multidão e pouco evangelho. Muita idolatria aos chamados "homens de Deus"- como eles mesmos se auto-denominam, e pouca disposição em amar a Deus, obedecendo-o. Enfim, muito espetáculo e holofotes, mas pouca cruz e renúncia.

Não sei como isso é possível, mas a busca pelo prazer e o culto da auto-imagem, características pós-modernas, estão presentes nas chamadas igrejas como algo não só natural, mas lícito; pois afinal, o próprio Deus nos prometeu "abençoar"com toda a sorte de bênçãos!

Sendo assim, temos que tomar posse do que Deus já nos deu. Se não alcançamos, é porque nos falta fé. Um verdadeiro absurdo! Não é isso o que as escrituras nos demonstram no Novo Testamento em relação às promessas e bênçãos de Deus.

Ora, nesse momento algum adepto da teologia da prosperidade pode esbravejar, e Filipenses 4:13 que está no Novo Testamento?! O grande clássico e um dos mais requisitados textos usados fora do seu contexto. "Posso todas as coisas naquele que me fortalece.", não foi o que disse Paulo? Com certeza! Mas não é preciso nem ser formado em Teologia para entender o que Paulo estava falando. Basta apenas ler o versículo anterior: "Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade".

Acredito que não seja necessário nem comentar mais nada em relação a essa ignorância que tem feito a igreja de Cristo padecer. Ainda no Velho Testamento o próprio Deus adverte em Oséias 4:6a: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento...".

É exatamente isso que tem faltado em nossos dias: o verdadeiro conhecimento de Deus e de Seu Reino. Se conhecêssemos a Verdade - que é o próprio Cristo, o verbo de Deus, - seríamos livres (parafraseando João 8:32).

Afinal, qual é a Boa Notícia (o evangelho) que Jesus nos trouxe: Que Ele veio para servir (Mc 10.45), e, por isso mesmo, veio nos trazer bem-estar, pura felicidade e alegria? Ou que Ele veio para servir e ser nosso exemplo, como Ele mesmo expressa em João 13:15, após lavar os pés dos discípulos? Ou como o próprio Paulo explica em Filipenses 2, para que haja em nós o mesmo sentimento que houve em Jesus, que esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, sendo obediente até a morte?

Eis a essência do Evangelho: João 3.16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Essa é a verdadeira promessa que Deus nos dá, a certeza de salvação pela justificação por meio da fé em Cristo, conforme nos deixa claro Efésios 2:8. Essa era a mensagem que a Igreja deveria fazer conhecida aos homens. Não essas vãs filosofias e idolatrias do ego humano.

Daí surge uma pergunta que ecoa em nossas mentes: Será necessário outra Reforma? Se for pra continuar com as mesmas concepções, não. Aconselharia a voltarmos os olhos para a Palavra de Deus e não para o que dizem as multidões ou as vozes dos "grandes homens de Deus" - que na verdade se mostram mais carentes de Deus do que as próprias multidões, pois estão distantes da essência de Deus.

Comecemos por nós mesmos. Nos arrependamos e comecemos a andar na contra-mão do mundo. Sigamos o conselho do nosso Deus que diz em 2 Crônicas 7.14: "e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha faze, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra".

Deus é fiel para cumprir o que prometeu verdadeiramente, não o que andam dizendo fora de contexto. Sendo assim, devemos aprender a depender dEle e do poder de Sua Palavra, juntamente com a ação do Espírito Santo, mas não com os movimentos que dizem vir da parte de Deus. Não nos conformemos com esse mundo (Rm 12.2)!

Daniely Silva Duarte








Categories: